Criada em 2000 por iniciativa do empresário Pepe Altstut e o jornalista Fábio Maradei, a equipe de ciclismo Memorial/Santos hoje é a mais tradicional do país, tendo conquistado todos os títulos possíveis no ciclismo de Estrada e Pista em território nacional.

Desde sua primeira temporada, a Prefeitura Municipal de Santos, através da Fundação Pró-Esporte de Santos, na época com o prefeito Beto Mansur, se tornou a maior parceira da equipe, que tem no Grêmio Recreativo Cultural e Esportivo Memorial a gerência da equipe.

Após 20 temporadas (em 2020 entramos para a 21ª temporada da equipe), mais de 150 ciclistas de todos os cantos do país – além de cinco argentinos e um colombiano – vestiram o tradicional uniforme azul da equipe, no masculino e feminino.

Entre tantos ciclistas, destaques para Antonio Nascimento, Rafael Andriato, Márcio May, Armando Camargo, Robson Dias, Hernandes Quadri Jr, Daniel Rogelin, Nilceu Santos “The Flash”, Rodrigo Brito “Morcegão”, Leandro Kramp, Gideoni Monteiro, Diego Ares, Luciano Pagliarini, Soelito Gohr, José Claudio dos Santos “Facex” e Emerson Silva no masculino, e Carla Gardenal, Nelma Raizer, Michelle Montserrat, Aline Paroliz, Wellyda Rodrigues, Valquiria Pardial, entre outras, no feminino.

A equipe tem como principal objetivo a internacionalização do ciclismo Brasileiro e com este pensamento foi a primeira equipe brasileira com registro na União Ciclística Internacional (UCI) em 2007.

Em 2020, começamos a 21ª temporada sendo pentacampeã do Ranking Nacional (Elite Masculino) e atual Tricampeã do Ranking Nacional (Elite Feminino).

Nesta temporada, a  Memorial/Santos terá em seu elenco 37 ciclistas – 14 homens e 12 mulheres – nas Categorias Elite, BMX e Mountain Bike,  e 11 nas categorias de base – na faixa etária de 12 a 18 anos, com uma escola de ciclismo em convênio com a Prefeitura Municipal de Santos – além de trabalharmos com atletas no Paraciclismo.

Embora o objetivo seja disputar as principais competições do Brasil, em 2018 realizamos com nossa equipe feminina e com dois ciclistas do masculino, estágio de três meses na Europa (berço do ciclismo mundial) com base na Bélgica. Neste primeiro estágio visamos a melhor adaptação ao ciclismo profissional. Em 2019 foi o segundo ano da equipe feminina na Europa e foi marcado por grandes acontecimentos, onde conquistamos a licença UCI e participamos de algumas das mais importantes competições internacionais.

Todos os anos a equipe está em parceria com o grupo Altstut, através da Memorial Necrópole Ecumênica e a Prefeitura de Santos, através da Fundação Pró Esporte.

Este ano o Co-patrocínio é da Espaço Laser Depilação e Unisanta, e Apoio de Clinica Move, Penks Vestuário, Vittoria, The Bike Culture, Lima e Souza Seguros, Suporte Comunicação e Transição positiva.